Suspeito de fraudes previdenciárias no Amapá é preso na Operação Centimanos

31 de janeiro de 2020 09:30

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em Macapá (AP), nesta quinta-feira (30), em desfavor de pessoa suspeita de arregimentar clientes para fraude à Previdência Social. Os mandados foram cumpridos no âmbito da Operação Centimanos em trabalho em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja de R$ 38 milhões.

A operação é um desdobramento da operação Ex Tunc, iniciada em 2016, que apura a existência de uma organização criminosa composta, inclusive, por servidores públicos.

Segundo a investigação, o grupo realiza diversas fraudes no âmbito da execução penal de custodiados do Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá (Iapen), sobretudo para a obtenção de benefícios indevidos de auxílio-reclusão no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Centimanos, na mitologia grega, eram gigantes que possuíam cem mãos e cinquenta braços e, no caso, relaciona-se com as diversas pessoas trazidas para a organização por meio do alvo investigado.

Com informações da Agência PF