Principal fornecedor de cocaína ao Brasil é preso em Moçambique

13 de abril de 2020 17:32

Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como “Fuminho”, foi preso nesta segunda-feira (13) pela Polícia Federal em Maputo (Moçambique). Apontado como o principal fornecedor de cocaína a uma organização criminosa com atuação em todo o Brasil, ele estava foragido há mais de 20 anos. E ainda é acusado de ser responsável pelo envio de toneladas da droga para diversos países do mundo.

A prisão de “Fuminho” foi feita em cooperação internacional com a participação do Itamaraty, da DEA (Drug Enforcement Administration), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e do Departamento de Polícia de Moçambique. O nome dele constava na lista de procurados divulgada pelo Ministério da Justiça.

Segundo as investigações, o acusado tinha planos de financiar um resgate do líder de sua organização criminosa, atualmente recolhido ao Sistema Penitenciário Federal. A descoberta desse plano resultou com a decretação de GLO – Garantia da Lei e da Ordem – no perímetro da Penitenciária Federal de Brasília, em fevereiro de 2020.

Com informações da Agência PF