Porteira Aberta entra na segunda fase e afasta fiscais agropecuários

11 de dezembro de 2019 15:44

Mais de 60 policiais federais foram às ruas nesta terça-feira (10) cumprir 15 mandados de busca e apreensão em seis estados: Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. É a segunda fase da Operação Porteira Aberta que foi deflagrada com o apoio do MPF para combater um esquema de pagamento de propinas a servidores públicos de fiscalização sanitária federal.

A investigação apurou que uma empresa pagava propina para que servidores públicos emitissem certificados sanitários sem terem fiscalizado/inspecionado o abate de animais no referido estabelecimento.

Também foram cumpridos 15 Termos de Compromisso aplicando medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas, o afastamento de fiscais federais agropecuários. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças (MT), que também determinou o sequestro de bens e valores pertencentes a quatro fiscais federais agropecuários, totalizando R$ 5.080.200,00.

Os investigados irão responder por corrupção ativa e passiva, além de organização criminosa, podendo pegar até 20 anos de prisão.

Com informações da Agência PF