Polícia Federal prende quadrilha que roubava dados bancários pela internet

7 de dezembro de 2018 14:54

Uma quadrilha especializada em fraudes bancárias usando a internet foi desarticulada pela Polícia Federal, por meio da Operação BR 153, nesta terça (4). Sob coordenação do delegado federal Hayder Eduardo Martins Pereira, foram determinados doze mandados de busca e apreensão e quatro prisões preventivas. Duas pessoas ainda estão foragidas. 

O modus operandi consistia em criar páginas idênticas às dos bancos para obter os dados pessoais e senhas bancárias das vítimas, com um programa espião para capturar informações. De acordo com a PF, os criminosos são dos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Distrito Federal,  e aplicavam golpes há seis anos, em todo o país. Com 9 meses de investigação, cerca de 500 vítimas já foram identificadas. Até o momento, o prejuízo já passa de R$ 1 milhão de reais. 

A Polícia Federal alerta para que os cidadãos não abram sites de banco não verificados e e-mails de desconhecidos, a fim de evitar esses riscos. Durante as apreensões, a polícia recolheu carros de luxo, celulares, documentos e computadores. O trabalho foi batizado de Operação BR 153, pois essa é a rodovia principal que liga os estados envolvidos na ação.