Polícia Federal desativa garimpo ilegal no Amazonas

21 de setembro de 2020 09:59

A Polícia Federal desativou um garimpo ilegal localizado no Rio Boia e afluentes, no município de Jutaí (AM), em operação que durou três dias, denominada Minamata. A operação foi deflagrada na quinta-feira (17) e encerrou domingo (20).

Foram desativadas quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 mil litros de diesel e de gasolina e que eram utilizadas como centro logístico para a distribuição de combustível.

Também foram apreendidos objetos e documentos, que serão analisados pela PF na apuração das responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente, decorrentes das atividades de garimpo ilegal.

Além disso, foram coletadas amostras de água e de material biológico humano, que permitirão mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.

Há indícios de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido utilizado no processo da extração do ouro. O mercúrio é profundamente danoso à saúde humana e a sua ingestão pode levar à morte.

Com informações da Agência PF