PF realiza operação contra pirataria

18 de janeiro de 2019 14:33

A Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão virtual e nove mandados de busca e apreensão física nesta semana. Por meio da Operação Copyright, comandada pelo delegado federal Marcio Magno Xavier, são apurados os crimes de violação de direitos autorais e associação criminosa.

O objetivo é coibir a violação de direitos autorais pela internet em um site fechado que utiliza o sistema denominado P2P ou ponto a ponto. Por meio da plataforma eram baixados filmes, jogos e músicas sem autorização. Eram cerca de nove milhões de acessos por ano, com mais de 70 mil usuários ativos e 140 mil usuários cadastrados.

A associação representativa do setor estima que apenas com a violação de direitos autorais pelo site investigado os prejuízos às gravadoras cheguem a R$ 38 milhões nos últimos nove anos. As investigações foram realizadas pela delegacia da Polícia Federal em Sorocaba (SP) e tiveram início em 2017. Além da cidade, estão sendo realizadas apreensões em Bauru (SP), Santa Teresa (ES), Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), Niterói (RJ) e São Simão (GO).