Em operação conjunta PF e FBI prendem israelense por crimes na deep web

8 de maio de 2019 10:58

Um israelense, morador de Brasília, foi preso em uma ação conjunta da Polícia Federal com o FBI – agência de segurança dos Estados Unidos, acusado de praticar crimes cibernéticos. De acordo com as investigações, o homem gerenciava uma plataforma na deep web – parte da internet de acesso restrito ou “escondida” – onde eram cometidos crimes como tráfico de drogas e armas, contrabando e lavagem de dinheiro. Ele foi detido em Paris (França). A ação foi coordenada pela delegada federal Cassiana Saad de Carvalho e batizada de Operação Dark Web.

A PF aponta que o israelense gerenciava um site que reunia os principais mercados ilegais da deep web. A página também era utilizada para ensinar os usuários sobre a compra de produtos e drogas online, oferecendo endereços e tutoriais com informações sobre como navegar anonimamente e despistar a polícia.

O homem preso também responde por outro processo relacionado à pornografia infantil. Enquanto ele era detido, os policiais fizeram buscas na residência dele em uma região nobre de Brasília. Foram encontrados R$ 200 mil em espécie e dispositivos usados no armazenamento de criptomoedas.