PF prende acusados de caça predatória em terra indígena no Amazonas

14 de abril de 2020 11:01

A Polícia Federal prendeu 10 integrantes de uma associação criminosa que praticava atividades predatórias no Vale do Javari, terra indígena demarcada e situada entre os municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no Amazonas. A prisão em flagrante ocorreu, no sábado (11).

Durante as diligências, foram encontrados cerca de 300 kg de carne fresca, entre espécies de peixe, paca, veado, jacaré e macaco. As caças estavam em freezers em duas embarcações tipo canoão, próximo às margens do Rio Quixito (um dos afluentes do Rio Javari), onde também havia uma casa utilizada pelo grupo criminoso para apoio logístico.

Foram encontrados e libertados três animais vivos: um macaco preto, uma paca e um tracajá. Houve também a apreensão de quatro espingardas e 70 munições calibre 16, itens utilizados pelos criminosos na prática das atividades ilícitas.

Foi instaurado inquérito policial com indiciamento dos investigados pelos crimes de caça proibida, pesca proibida, maus tratos, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e associação criminosa.

Com informações da Agência PF