PF investiga organização suspeita de desviar R$ 15 milhões em locação de veículos no TO

21 de julho de 2020 17:57

Aproximadamente 130 policiais federais cumprem 35 mandados judicias, nesta terça-feira (21), pela Operação Carta Marcada, deflagrada em conjunto com a Controladoria Geral da União. São oito de prisão temporária e 27 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas expedidas pela 4ª Vara Federal do Tocantins. As ações estão ocorrendo nos estados do Tocantins, Pará, Goiás, Santa Catarina e no Distrito Federal.

O inquérito policial apura a existência de esquema montado por agentes políticos, funcionários públicos e empresários para o direcionamento de licitações e desvio de recursos federais, por meio de contratos de locação de veículos firmados por diversas secretarias municipais de Palmas (TO). A suspeita é que o grupo tenha se apropriado de mais de R$ 15 milhões através dos contratos investigados.

Com as ações desta terça-feira, a Polícia Federal busca obter novas provas, coibir a continuidade das supostas ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, bem como identificar e recuperar ativos frutos dos desvios.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Com informações da Agência PF