PF investiga irregularidades no combate à Covid-19 em Pirenópolis, GO

15 de dezembro de 2020 10:16

Em mais uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Tolueno. O objetivo é apurar irregularidades na aquisição de insumos destinados ao combate à pandemia da Covid -19, em Pirenópolis (GO).

Segundo a investigação, as irregularidades detectadas resultaram em um prejuízo mínimo de cerca de R$ 2 milhões, além de colocar em risco a saúde de profissionais de saúde e pacientes que se utilizaram desses insumos e produtos.

A PF obteve judicialmente a quebra do sigilo fiscal das empresas envolvidas. A ação mobilizou cerca de 50 policiais federais, além de servidores da CGU e visa cumprir 13 mandados de busca e apreensão e oito prisões temporárias, nas cidades de Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO) e Macapá (AP). Também estão sendo cumpridas medidas de sequestro e indisponibilidade de bens dos envolvidos e o afastamento preventivo de servidores públicos.

Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Anápolis. Se condenados, os investigados podem pegar penas que, somadas, podem chegar a 30 anos, pela prática dos crimes de falsificação de produto destinado a fins medicinais, prevista, fraude à licitação e organização criminosa.

Com informações e foto da Agência PF