PF investiga fraudes em processos judiciais de desapropriação de terras em Rondônia

23 de julho de 2020 15:18

Policiais federais deram cumprimento, nesta sexta-feira (23), a 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho (RO) pela Operação Amicus Regem. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos nos municípios de Porto Velho (RO), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Itaituba (PA) e São Paulo (SP).

A operação visa desarticular organização criminosa composta por servidores públicos e particulares, especializada em fraudar processos judiciais de desapropriação de terras, causando prejuízo aos cofres do Incra, em razão do pagamento de indenizações da reforma agrária. Estima-se que tenham sido pagos R$ 330 milhões nas fraudes.

Os indiciados serão ouvidos na sede da Polícia Federal e responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de constituição e participação em organização criminosa voltada para a prática de crimes contra a Administração Pública, dentre os quais o peculato, as corrupções passiva e ativa, falsidade documental, invasão de terras públicas e lavagem de capitais.

Com informações da Agência PF