PF investiga extorsão a prefeito do interior do Maranhão

3 de dezembro de 2020 11:57

Um prefeito do interior do Maranhão denunciou à Procuradoria da República a prática de extorsão por parte de um grupo com episódios de invasão à residência dele, para conferir maior pressão de pagamentos dos valores exigidos, entre outras ameaças.

Para investigar o caso, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Ágio Final. A PF representou pela expedição de três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, os quais foram deferidos pela 1ª Vara Federal Criminal. Também foi autorizado o afastamento do sigilo de dados telefônicos dos investigados.

Cerca de 40 policiais federais dão cumprimento às ordens judiciais em quatro cidades do Maranhão (São Luís, São José do Ribamar, Itapecuru Mirim e Pindaré Mirim).

Em atuação conjunta com a Procuradoria da República, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso que exigia pagamento de parte dos recursos públicos federais destinados ao município, sob o pretexto de ter influído na destinação das verbas.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de extorsão qualificada, estelionato majorado e associação criminosa. Somadas as penas podem chegar até 18 anos de reclusão mais multa.

Com informações da Agência PF