PF investiga desvio de recursos destinados ao combate da Covid-19 em PE

16 de setembro de 2020 11:16

Duas cidades de Pernambuco são suspeitas de favorecer Organização Social de Saúde (OSS) em contratos que somam quase R$ 58 milhões em dois processos de dispensa de licitação. A contratação da OSS era para gerenciar serviços de saúde pelas prefeituras de Recife e Jaboatão dos Guararapes e teria sido feita com recursos do Ministério da Saúde destinados a ações de combate da Covid-19.

Para apurar as possíveis irregularidades na contratação, foi deflagrada, nesta quarta-feira (16), a Operação Desumano pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Cerca de 80 policiais federais e 8 auditores da CGU dão cumprimento a um mandado de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nos municípios pernambucanos de Recife (16), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (1) e Paulista. (1)

Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados no decorrer da investigação, cujas penas ultrapassam os 20 anos de reclusão.

Com informações da Agência PF