PF investiga desvio de R$ 14 milhões da educação municipal de São Paulo

21 de janeiro de 2021 11:02

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, confirmou procedimentos fraudulentos em 1.119 prestações de contas com o uso de documentos falsos (GPS, GFIP e comprovantes bancários). O crime totalizou mais de R$ 14 milhões de valores desviados de centros de educação infantil e creches em convênios firmados com a Prefeitura de São Paulo, segundo a investigação.

O caso está sendo investigado no âmbito da Operação Daycare, deflagrada nesta quinta-feira (21). Foram mobilizados 85 policiais federais e nove servidores da Receita Federal para cumprir 22 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Itaquaquecetuba, Santana do Parnaíba, Mogi das Cruzes e São Paulo.

Também foi determinado o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão, correspondentes à suspensão de convênios e respectivos repasses firmados com 36 organizações da sociedade civil (OSC’s); suspensão das atividades desempenhadas pelos escritórios de contabilidade e pelos respectivos sócios; e proibição de acesso dos investigados a OSC’s e creches.

Os sequestros de veículos, bens imóveis e valores depositados em contas bancárias equivalentes aos recursos desviados também fazem parte das ordens judiciais expedidas pela 8ª Vara criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Com informações e foto da Agência PF