PF intercepta aeronave com 71,9 gramas de ouro retiradas de garimpo no Pará

21 de fevereiro de 2020 10:30

Policiais federais interceptaram nesta quinta-feira (20), durante a Operação Milhas de Ouro, um avião que havia acabado de decolar de um garimpo denominado Arara, situado dentro da Terra Indígena Kayapó, no município de Cumaru do Norte (PA) com destino à cidade de Redenção (PA). Na abordagem, feita no aeroporto de Redenção, a PF encontrou na aeronave 71,9 gramas de ouro avaliadas em aproximadamente R$ 10 mil.

O piloto estava com o Certificado de Habilitação Técnica vencido não podendo, portanto, pilotar qualquer aeronave nessa condição. Ele foi preso em flagrante. O menor de idade que estava com ele, portava 4 gramas de ouro que teria recebido como pagamento por seu trabalho no garimpo. Este foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Redenção para lavratura de procedimento de ato infracional.

Já o homem que aguardava o pouso da aeronave e que seria o destinatário/adquirente das 67,9 gramas do ouro que o piloto portava, foi identificado e também recebeu voz de prisão. A aeronave, avaliada em R$ 100 mil, também foi apreendida e permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Com informações da Agência PF