PF indicia 13 funcionários da Vale e da TÜV SÜD por tragédia de Brumadinho

20 de setembro de 2019 17:19

A Polícia Federal indiciou sete funcionários da mineradora Vale e seis membros da consultora TÜV SÜD pelo crime de falsidade ideológica e uso de documentos falsos envolvendo a tragédia de Brumadinho. As duas empresas também foram indiciadas.

O rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, ocorreu em janeiro deste ano. Quase oito meses após a tragédia, 21 pessoas continuam desaparecidas e o total de mortos identificados chega a 249.

De acordo com o delegado federal de meio ambiente Luiz Augusto Pessoa Nogueira, dois estudos indicaram que a barragem tinha problemas e que os indiciados tinham conhecimento sobre isso. O delegado também afirmou que nenhum diretor da Vale foi indiciado neste momento porque esta investigação é altamente técnica. No entanto, isso não significa que a cúpula da mineradora não seja investigada por outros crimes.

O indiciamento dos funcionários da Vale e da TÜV SÜD resulta da primeira parte das investigações da Polícia Federal sobre o caso, que também é investigado pela Polícia Civil do estado. A PF ainda deverá fazer novos indiciamentos, mas, no momento, aguarda a conclusão de perícias criminais sobre os crimes ambientais e os de homicídio.

*Com informações do G1