PF desarticula esquema de extração e comercialização ilegais de madeiras em terras indígenas

8 de julho de 2020 11:34

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), duas operações de combate ao desmatamento e comercialização de madeiras, em terras indígenas, em Rondônia. São as operações Êxodo e Verde Brasil 2.

O dano ambiental apurado supera o valor de R$ 50 milhões, gerado a partir da retirada ilegal de madeiras nobres como Ipê, Peroba, Cerejeira, Jequitibá, Angelim e Sucupira, resultado do desmatamento de milhares de hectares de áreas da União.

Cerca de 90 policiais federais dão cumprimento a sete mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho (RO). Os mandados são cumpridos em diversas cidades de Rondônia, incluindo Vilhena, Chupinguaia, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Colorado do Oeste e Pimenta.

Em paralelo, ocorre ação ostensiva conjunta, pela Operação Verde Brasil 2, com participação da Polícia Federal, Polícia Militar, Ibama e Funai. Estão sendo feitas incursões na Terra Indígena Tubarão-Latundê para identificar as áreas destruídas para desmatamento e dar cumprimento a mandado de prisão.

Os presos, após interrogados na sede da Polícia Federal, serão encaminhados a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal e responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.

Com informações da Agência PF