PF deflagra terceira fase da Operação Gremlins

10 de maio de 2019 11:46

A terceira fase da Operação Gremlins, da Polícia Federal, cumpre oito mandados de busca e apreensão no estado do Ceará, nesta sexta-feira (10), contra uma quadrilha investigada por desvios em financiamentos rurais nos municípios de Fortaleza, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Quixadá. A ação é coordenada pelo delegado federal Janderlyer Gomes de Lima.

A Polícia Federal calcula que, até o momento, o prejuízo total causado pelo esquema criminoso já soma mais de R$ 50 milhões. O objetivo desta etapa da força-tarefa é coletar novos elementos de prova relacionados à atuação do pela aprovação fraudulenta de 351 financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratados nos anos de 2009 a 2011 junto à agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Limoeiro do Norte.

Segundo a PF, serão indiciados dez suspeitos envolvidos nas fraudes, entre os quais funcionários do BNB, pecuaristas, elaboradores de projetos e lideranças de projeto de assentamento. A justiça também autorizou o bloqueio de contas e bens dos investigados.

Os indiciados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado à instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta.