PF deflagra operação que apura tráfico internacional de armas e acessórios em oito estados

29 de julho de 2020 10:03

Cerca de 130 policiais federais estão cumprindo 25 mandados de busca apreensão e um mandado de prisão preventiva no Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

É a Operação Mercado das Armas deflagrada, nesta quarta-feira (29), contra suspeitos de integrarem grupo especializado em tráfico internacional de armas de fogo e acessórios. As medidas judiciais são decorrentes de representação policial perante a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Foram apreendidas armas de fogo e acessórios, escondidos dentro de equipamentos como, rádios, climatizadores e panelas elétricas. Os objetos eram remetidos e transportados pelos Correios e por transportadoras privadas e, eram importados do Paraguai.

Também foram apreendidos cerca de R$ 230 mil; três armas de fogo (9mm, .40 e .38); sete carregadores; 172 munições de calibres diversos (.380, .38, .40 e 9mm); duas miras holográficas; equipamentos de air-soft; relógios, jóias; aparelhos celulares, tablet e veículo em nome de terceiros.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados poderão ter penas de até 12 anos de prisão.