PF deflagra operação para combater fraudes fiscais em SC

31 de maio de 2019 11:36

A Polícia Federal cumpriu 11 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e casas em Santa Catarina e São Paulo, durante a Operação Alcatraz, deflagrada nesta quinta-feira (30). Coordenada pelo delegado federal Igor Irigon Gervini, a força-tarefa combateu fraudes fiscais praticadas por dois grupos empresariais que atuavam na prestação de serviços a órgãos públicos do estado catarinense. Os envolvidos adquiriam notas frias de empresas inexistentes, para dissimular o pagamento de propina a agentes públicos.

De acordo com as investigações, foram identificados R$ 100 milhões em créditos tributários em nome dos diversos contribuintes que participavam do esquema. A PF também descobriu a criação de empresas para lavagem de dinheiro.

A investigação começou em 2017, quando foi aberto um inquérito a partir de documentos da Receita Federal que indicavam simulações contábeis escrituradas. Foram usadas notas fiscais frias para encobrir pagamentos feitos por empresas com contratos com órgãos públicos estaduais. No total, o prejuízo chega a quase 30 milhões de reais aos cofres públicos. Os contratos eram ligados à área de tecnologia.