PF deflagra operação de combate a desvios de R$ 2 mi da saúde, em prefeitura do RS

23 de setembro de 2020 11:19

A Polícia Federal investiga o desvio de mais de R$ 2 milhões de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados à Santa Casa de Santana do Livramento (RS). A investigação chegou à fase ostensiva com a Operação Sem Misericórdia, deflagrada, nesta quarta-feira (23).

Policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão, no município gaúcho de Sarandi (2) e nas cidades de Vitória (1), Vila Velha (4), Afonso Cláudio (1), Venda Nova do Imigrante (1) e São Domingos do Norte (1), no Espírito Santo. Outras ordens judiciais de sequestro de bens, de bloqueio de contas bancárias e medidas cautelares de natureza pessoal, também são cumpridas. Todas elas foram expedidas pela 22ª Vara Federal de Porto Alegre.

Segundo a investigação, o desvio dos recursos públicos teriam sido feitos a partir de contrato firmado entre a Santa Casa de Misericórdia, sob intervenção da Prefeitura de Santana do Livramento, e uma organização social responsável pela gestão do hospital durante o período de maio a novembro de 2019.

Com informações da Agência PF