Orientações sobre denúncias de fraudes no Auxílio Emergencial

18 de junho de 2020 18:02

A Polícia Federal divulgou orientações sobre como denunciar possíveis fraudes no auxílio emergencial – benefício do governo destinado a cidadãos que ficaram sem renda por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo a PF, os beneficiários que identificarem saques, transferências bancárias ou pagamentos de contas e boletos realizados por terceiros sem o seu consentimento, devem se dirigir a uma agência da Caixa para iniciar o processo de contestação de movimentação em conta e, receber eventual ressarcimento. Não é necessário comunicar ou comparecer à Polícia Federal para isso.

As informações desse processo de contestação serão oportunamente compartilhadas com a Polícia Federal para fins de investigação de eventuais crimes ocorridos. Caso haja necessidade de esclarecimentos adicionais, a Polícia Federal entrará em contato com o beneficiário por meio dos dados informados no processo de contestação realizado pela Caixa.

De acordo com a PF, esse procedimento, além de evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações para os registros, não causa nenhum prejuízo às investigações, uma vez que as informações necessárias para identificação dos autores de eventual conduta criminosa serão compartilhadas entre a Caixa e a Polícia Federal.

Se o beneficiário tiver recebido o crédito indevidamente, o governo federal disponibilizou um endereço eletrônico para a devolução da quantia recebida, para evitar possíveis transtornos e questionamentos futuros, inclusive com a Justiça. O formulário para devolução do valor recebido está disponível no link abaixo:

https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao

Para informações do auxílio emergencial. Acesse:

https://portaltransparencia.gov.br/beneficios/auxilio-emergencial

Com informações da Agênca PF