Operação Viciosa desarticula contrabando de cigarro em Minas Gerais

20 de fevereiro de 2020 10:17

Policiais federais foram às ruas de Minas Gerais nesta quinta-feira (20) cumprir sete mandados judiciais de prisão temporária e 28 mandados judiciais de busca e apreensão. O alvo foram as cidades de Cataguases, Coimbra, Dores do Turvo, Mercês, Ponte Nova, Rodeiro, Tocantins, Viçosa, Visconde do Rio Branco e Ubá.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Viçosa, no âmbito da Operação Viciosa. Durante as diligências, foram contabilizados e apreendidos mais de R$ 100 mil em dinheiro e cheques.

A operação busca combater um esquema de contrabando de cigarros praticado por quadrilha especializada baseada em municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, principalmente em Ubá, Ponte Nova e Viçosa.

Os presos serão levados até a penitenciária Nelson Hungria, onde permanecerão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até oito anos de reclusão.

Saldo

Desde que as investigações começaram em agosto de 2018, já foram realizadas muitas prisões em flagrante de suspeitos transportando ou guardando cigarros ilícitos – a maioria, inclusive, já virou réu em diversos processos criminais pelo mesmo tipo penal.

Nesse período, a Polícia Federal também apreendeu diversos veículos, entre eles, uma carreta carregada com 646 mil maços de cigarros contrabandeados, o equivalente a 13 milhões de cigarros.