Operação Vagatomia entra na 2ª fase da investigação de fraude em vagas de faculdade

13 de fevereiro de 2020 09:29

A Operação Vagatomia entra na segunda fase nesta quinta-feira (13), no estado de São Paulo, para prosseguir com investigação sobre a existência de fraude em processos seletivos para ingresso em cursos universitários. Esta fase é denominada “Verità Protetta” (verdade protegida). A operação é conduzida pelo delegado de Polícia Federal, Cristiano Pádua da Silva.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão – expedidos pela Justiça Federal de Jales (SP) – , na sede de uma universidade na capital paulista e no escritório e residência do atual reitor.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal receberam diversas denúncias e informações sobre possíveis fraudes no Fies; comercialização de vagas no curso de medicina em um campus da universidade na cidade de Fernandópolis (SP) e fraudes relacionadas ao exame Revalida, que avalia o conhecimento dos alunos que estudam ou estudaram medicina no exterior, principalmente, no Paraguai, Bolívia e Argentina.

A Operação Vagatomia foi deflagrada em setembro de 2019 e prendeu vários suspeitos que tiveram que cumprir medidas cautelares expedidas pela Justiça Federal de Jales. Na primeira fase da operação, o antigo reitor, que também é dono do grupo educacional, foi preso e afastado do cargo suspeito de fraudes relacionadas a um curso de medicina na cidade de Fernandópolis (SP).

Leia a notícia completa na Agência PF