Operação Tapiraguaia chega à terceira fase com o cumprimento de novas medidas cautelares

19 de junho de 2020 10:09

A Operação Tapiraguaia, que investiga fraude licitatória, desvio de recursos e corrupção ativa e passiva, chegou à sua terceira fase, na quarta-feira (17). Novas medidas cautelares expedidas pela Justiça Federal foram cumpridas em Cuiabá, São Félix do Araguaia e Serra Nova Dourada, municípios de Mato Grosso.

Em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU), a PF apurou que, em 2014, o município de Serra Nova Dourada firmou convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Estimado em R$ 1,4 milhão, o convênio era para a construção de estradas e pontes que beneficiariam o Projeto de Assentamento Bordolândia.

Entretanto, até março de 2017, os serviços não haviam sido executados em sua integralidade pela empresa contratada e os que haviam sido realizados não atendiam às especificações do projeto básico. Com isso, foram constatados enormes prejuízos aos cofres públicos em razão do pagamento de valores maiores que os efetivamente executados. Além disso, novos pagamentos eram feitos à outra empresa contratada, porque a anterior abandonou a obra sem ressarcir os cofres públicos.

A PF dará sequência às investigações a partir das medidas cautelares cumpridas. Os bens dos investigados foram sequestrados e permanecerão à disposição da Justiça. Os suspeitos estão proibidos de contratar com o poder público e estão afastados das funções que exercem.

Com informações da Agência PF