Operação Sem Fronteiras combate corrupção transnacional que envolve parlamentar do AP

14 de maio de 2020 12:24

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Sem Fronteiras para apurar a prática de corrupção transnacional envolvendo empresa multinacional do ramo de mineração e parlamentar estadual vinculado à Assembleia Legislativa do Amapá. A operação conta com o apoio da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (MPF) e da Polícia Metropolitana de Londres (Metropolitan Police – conhecida como Scotland Yard).

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Londres, no Reino Unido, pela Scotland Yard, com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Londres. Nesta fase da investigação, a Polícia Federal visa colher novos elementos de provas para apurar a participação do denominado núcleo internacional, o qual seria composto por empresários e consultores internacionais, que residem no Reino Unido, e teriam envolvimento com a empresa estrangeira e os fatos investigados.

Caminho de Ferro

A investigação é desdobramento da Operação Caminho do Ferro deflagrada, em março de 2016, para apurar suposto pagamento de US$ 5 milhões à título de propina para parlamentar estadual.

O valor teria sido pago por empresários ligados à mineradora multinacional em troca da anuência da Assembleia Legislativa do Amapá para a transferência da concessão da Estrada de Ferro do Amapá (EFA) para a referida empresa.

Com informações da Agência PF