Operação Res Publica investiga contratações fraudulentas em municípios do Ceará

25 de junho de 2020 15:58

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas sedes das prefeituras cearenses de Apuiarés e Pentecoste, nesta quinta-feira (25). O objetivo foi arrecadar os originais de certames licitatórios para aprofundar investigações de 25 contratações que teriam sido fraudadas. Expedidos pela Justiça Federal do Ceará, os mandados foram cumpridos no âmbito da Operação Res Publica.

A investigação apura se as contratações tem relação com outro inquérito policial instaurado para apurar compras de votos no 1º turno das eleições municipais, em 2012. Isto, porque, na antevéspera do pleito eleitoral daquele ano, um homem foi preso em flagrante com R$ 7 mil, documentos, um pen drive e uma etiqueta da Caixa Econômica Federal indicando o valor de R$ 100 mil. O material apreendido revelou vasto acervo possivelmente relacionado a licitações públicas.

Os investigados responderão, de acordo com o nível de participação, pelo crime de fraude a licitações públicas e crime de responsabilidade do gestor municipal (emprego irregular de verbas públicas).

Com informações da Agência PF