Operação Quíron apura desvio de verba destinada à saúde indígena em RR

2 de agosto de 2019 11:10

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, em Boa Vista, Roraima, durante a deflagração da Operação Quíron, que investiga o desvio de recursos públicos destinados à saúde indígena do Distrito Sanitário Indígena do Leste (DSEI Leste). A força-tarefa foi coordenada pelo delegado federal Moisés Moricochi Morato.

De acordo com a PF, as investigações começaram em abril deste ano, após os servidores do distrito denunciarem que houve fraude na contratação de uma empresa que atuava com o DSEI há mais de quatro anos, responsável pelo fornecimento de material médico-hospitalar e de serviço de mão de obra terceirizada.

A apuração da polícia também aponta que os desvios eram praticados pelo ex-coordenador distrital de saúde indígena e com uma farmacêutica do órgão, aliados à empresa que era responsável tanto pelo fornecimento dos produtos quanto pelo seu recebimento. Os envolvidos são investigados por corrupção, fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.