Operação Para Bellum entra na segunda fase com mandados do STJ

23 de junho de 2020 15:55

A Polícia Federal foi às ruas, nesta terça-feira (23), cumprir sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os mandados foram cumpridos nas cidades de Porto Alegre e Xangrilá, no Rio Grande do Sul, com a participação de 25 policiais federais, no âmbito da Operação Matinta Pereira, como desdobramento da Operação Para Bellum.

Nesta segunda fase, estão sendo colhidos mais elementos sobre a participação de um dos investigados nos fatos sob apuração. Também está sendo verificado se há compatibilidade entre seu patrimônio e os rendimentos declarados por ele.

Deflagrada no dia 10 de junho, a Operação Para Bellum apura a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo Governo do Estado do Pará que não serviram para o tratamento dos doentes. No valor de R$ 50,4 milhões, a compra teria sido feita por dispensa de licitação, justificada pelo período de calamidade pública em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Com informações da Agência PF