Operação Mercancia Postal combate fraudes nos Correios em oito cidades do MA

17 de setembro de 2020 11:37

A Polícia Federal investiga a ocorrência de crimes de roubo, furto, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, peculato eletrônico, falsa comunicação de crime, estelionato majorado e associação criminosa, cometidos por empregados dos Correios em oito cidades do Maranhão (São Luís, Barreirinhas, Bacabal, Santa Inês, São Luís Gonzaga, Lago Verde, Codó e Coelho Neto).

Para desarticular o grupo, foi deflagrada, nesta quinta-feira (17), a Operação Mercancia Postal para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão temporária e oito mandados de intimação.

Também foi determinado o sequestro de bens dos principais investigados no valor de R$ 933 mil. As medidas judiciais foram expedidas pela Subseção Judiciária de Bacabal do Maranhão, decorrente de representações da autoridade policial responsável pelos dois inquéritos.

Até o momento a investigação apurou indícios de que o grupo simulava roubos e furtos para se apropriar de valores das agências dos Correios; cobrava propina para a revalidação de senhas de benefícios previdenciários, no procedimento de prova de vida; e criava CPFs em nome de pessoas fictícias para o recebimento fraudulento de benefícios assistenciais do governo federal, entre eles o auxílio emergencial, pago em razão da pandemia de Covid-19.

Com informações da Agência PF