Operação Medcruz investiga prejuízo de mais de R$ 3,5 milhões aos cofres públicos em SP

21 de maio de 2020 15:47

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta quinta-feira (21), a Operação Medcruz, voltada ao combate do desvio de verbas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) destinadas à Prefeitura de Cruzeiro (SP). O prejuízo estimado é de mais de R$ 3,5 milhões.

A operação consiste no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaratinguetá (SP). As ações policiais ocorrem nas cidades paulistas de Cruzeiro, Piquete, Taubaté, Poá, Mogi das Cruzes, Suzano e Resende, no Rio de Janeiro.

Foram mobilizados 62 policiais federais e cinco auditores da CGU. Além dos mandados de busca e apreensão expedidos, a Justiça Federal decretou o afastamento cautelar da função pública exercida por investigados e o sequestro dos bens dos envolvidos.

A investigação apura a existência de fraudes nas contratações de uma Organização Social (OS) para gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde (Atenção Básica, Atenção Especializada e Assistência Farmacêutica) no município de Cruzeiro (SP), envolvendo gestores públicos municipais, pessoas físicas e jurídicas.

Com informações da Agência PF