Operação Marrocos fecha serrarias clandestinas no Amapá

10 de junho de 2020 15:17

A Polícia Federal cumpre, nesta quarta-feira (10), sete mandados de busca e apreensão em serrarias clandestinas instaladas às margens da foz do Rio Mazagão, na cidade de Mazagão (AP). É a Operação Marrocos deflagrada para combater crimes ambientais e de receptação e desmatamento de área pública, na região. Cerca de 50 policiais participam da ação.

Todas serrarias tiveram suas atividades encerradas, após destruição de suas instalações e equipamentos utilizados exclusivamente na atividade ambiental criminosa.

As investigações iniciaram após denúncia de moradores que perceberam as atividades irregulares. A partir daí, constatou-se que diversas serrarias, localizadas no município de Mazagão, estavam atuando sem autorização do Ibama e comercializando madeira sem origem legal.

A ação desta quarta-feira contou com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, agentes do Ibama e do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da Polícia Federal.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação; instalação de estabelecimento potencialmente poluidor, sem autorização do órgão ambiental; desmate ou degradação de floresta em terra pública e receber e/ou adquirir madeira sem licença. Se condenados, poderão cumprir pena de até 9 anos e 6 meses de reclusão.

Com informações da Agência PF