Operação Levante investiga crimes em ambientes virtuais nas eleições de 2018

22 de julho de 2020 09:28

A Polícia Federal está investigando a utilização de perfis em uma rede social para divulgar mensagens que incitavam eleitores a se rebelarem contra o resultado das eleições presidenciais ocorridas no ano de 2018. A investigação foi denominada de Operação Levante deflagrada, nesta quarta-feira (22), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, na cidade de Maceió (AL).

Durante a busca, foram arrecadados equipamentos de informática como computadores, notebooks e mídias digitais que serão analisados pelo setor de perícias da Polícia Federal em Alagoas. O resultado da análise do material apreendido será juntado no inquérito policial que apura crime contra a segurança nacional previsto na Lei 7.170/73.

As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de “fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social” e de “incitação à subversão da ordem política e social”, previstos nos artigos 22 e 23 da Lei 7.170/73. A pena prevista para cada crime varia de 1 a 4 anos de prisão.

Com informações da Agência PF