Operação Lazarus combate parcelamento urbano ilegal no DF

11 de dezembro de 2019 15:26

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação Lazarus para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 20 de mandados de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal, além de diversas outras medidas cautelares contra os integrantes de um grupo que atuava no parcelamento urbano ilegal em área rural da União, no Distrito Federal. Foram feitos bloqueio de valores, sequestro de bens, e quebras de sigilos bancários e fiscais dos envolvidos.

A ação é um desdobramento da Operação Colônia, deflagrada em outubro para reprimir a prática do grupo. Segundo a investigação, além de grilar as terras, a organização criminosa realizava o parcelamento irregular para fins urbanos e vendia os lotes a terceiros se utilizando de documentos fraudados.

Estima-se que o grupo tenha obtido mais de 16 milhões de reais com a atividade. Em caso de condenação dos investigados, as penas somadas podem chegar aos 29 anos de reclusão. Os compradores dos lotes irregulares também poderão responder por participar ou auxiliar grupo criminoso a ocultar a origem ilícita de bens e valores recebidos.