Operação investiga desvio de R$ 54 mi destinados ao abastecimento de água na Paraíba

25 de novembro de 2020 10:58

Contratos no valor de aproximadamente R$ 54 milhões para a perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água no estado da Paraíba, são alvos de operação da Polícia Federal denominada Poço Sem Fundo. A suspeita é de desvio dos recursos.

Os contratos foram firmados entre as empresas investigadas, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Araruna, mediante procedimentos de dispensa de licitação.

A operação foi deflagrada, nesta quarta-feira (25), em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Araruna e Parnamirim. Também há ordens judiciais de indisponibilidade de bens e afastamento de quatro servidores federais de suas funções.

Indícios demonstram a prática de superfaturamento dos contratos, atos de corrupção passiva e ativa e de lavagem de dinheiro, mediante a utilização de contas bancárias de empresas interpostas para dissimulação de movimentações financeiras.

Com informações da Agência PF