Operação Holerite investiga corrupção em prefeitura do interior paraibano

29 de abril de 2020 17:09

A Operação Holerite, da Polícia Federal, cumpriu três mandados de busca e apreensão em uma residência, em uma empresa e na Prefeitura de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. Os mandados foram cumpridos nesta quarta-feira (29), com o objetivo de combater crimes de corrupção ativa e passiva.

A operação é em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e conta com o auxílio da Caixa Econômica Federal. Em torno de 20 policiais participam da ação. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

Estão sendo investigadas fraudes na obtenção de empréstimos consignados perante à Caixa Econômica, por meio de contracheques falsos, mediante indicação de rendimentos superiores à renda recebida pelos servidores. Desta forma, segundo a investigação, era possível aumentar a margem consignável dos empréstimos, gerando dívidas superiores ao permitido.

Porém, foi verificado que, parte dos valores – na ordem de mais de R$ 386 mil – foram sacados pelos servidores e, repassados ao gestor municipal e, ao correspondente bancário responsável pela operacionalização dos empréstimos.

Com informações da Agência PF