Operação Hipócrates apura venda de vagas em faculdade de medicina

14 de setembro de 2020 14:40

A Polícia Federal investiga a suposta venda de vagas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com provável atuação em faculdades de medicina de outros estados. Estima-se que tenham sido movimentados mais de R$ 1 milhão durante cerca de um ano.

Nesta segunda-feira (14), foi deflagrada a Operação Hipócrates para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Contagem (MG), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). A PF também representou pelo bloqueio judicial das contas dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte.

Segundo a investigação, estelionatários teriam utilizado documentos contendo o timbre e assinaturas falsificadas de servidores da Faculdade de Medicina da UFMG. Depósitos bancários em contas vinculadas aos envolvidos e transferência de bens – como veículos – eram formas de pagamento adotadas pelos interessados.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documento, uso de documento falso e associação criminosa, podendo cumprir até 20 anos de prisão, se condenados.

Com informações da Agência PF