Operação Expert investiga peritos suspeitos de fraude em benefícios previdenciários

11 de agosto de 2020 14:43

Policiais federais cumprem, nesta terça-feira (11), seis mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Adamantina, Dracena e Tupi Paulista e, três medidas restritivas de direitos, pela Operação Expert. A investigação é de fraudes em benefícios previdenciários com prejuízo estimado em R$ 1,2 milhão dos cofres públicos, podendo chegar a R$ 2,2 milhões ou mais com a concessão de 1.100 benefícios suspeitos.

As medidas restritivas são para impedir a continuidade das práticas apuradas. Entre as medidas estão, o afastamento de dois peritos federais de suas funções na Agência da Previdência Social de Adamantina; a proibição do intermediador ao acesso a qualquer agência do INSS e de manter contato com quaisquer dos investigados.

As fraudes sob investigação dizem respeito a auxílios por incapacidade temporária e, aposentadorias por incapacidade permanente. Segundo a polícia, as práticas vinham sendo feitas por peritos federais (antes denominados peritos médicos previdenciários) e intermediadores que atuavam na cidade de Adamantina.

A Operação Expert foi deflagrada juntamente com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia.

Com informações da Agência PF