Operação Exílio combate facção liderada por foragidos da prisão

25 de junho de 2020 14:52

Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal deflagou a Operação Exílio que busca desarticular organização vinculada à facção criminosa atuante no tráfico internacional de drogas e de armas de fogo, a partir da fronteira do Brasil com o Paraguai. Para isso, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS). Cerca de 110 policiais participam da ação, incluindo integrantes do Comando de Operações Táticas (COT), da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal. O Centro Integrado de Operações de Fronteira auxiliou nas investigações.

Segundo a polícia, a organização criminosa investigada é liderada por foragidos do sistema prisional paulista, os quais seriam vinculados à referida facção. Os investigados seriam responsáveis por comandar ações de interesse do grupo na região de fronteira formada pelas cidades de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).

Por suas condutas, os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e tráfico internacional de armas, cujas penas somadas podem ultrapassar os 39 anos de reclusão.

Com informações da Agência PF