Operação Casmurros prende 15 pessoas em AL

12 de setembro de 2019 15:14

Quinze pessoas foram presas em Alagoas, durante a Operação Casmurros, deflagrada pela Polícia Federal, nesta semana. Coordenada pelo delegado federal Éverton de Oliveira Manso, a força-tarefa teve como objetivo apurar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb), na Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Ao total, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão; 15 prisões temporárias; apreensão de 22 celulares; 19 notebooks; R$ 55.904,00 em espécie (para depósito em conta judicial); centenas de documentos apreendidos: relatórios diversos, mapas de controle, contratos administrativos e aditivos, escrituras de imóveis); entre outros tipos de documentos.

As ações foram realizadas nos municípios de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Rio Largo e São Miguel dos Campos. De acordo com a PF, dos 15 presos, sete são servidores. Todos eles foram conduzidos para audiência de custódia na Justiça Federal em Alagoas. Depois da audiência, por determinação judicial, foram reconduzidos para a Sede da Polícia Federal em Alagoas, onde permanecem à disposição da Justiça.

Os materiais apreendidos foram encaminhados ao setor técnico científico da PF em Alagoas para serem examinados. Após análise técnica dos materiais apreendidos, outros materiais de informática também podem ser periciados, caso seja necessário para as investigações.