Operação apura superfaturamento de R$ 17 milhões em contratos de transporte escolar

13 de dezembro de 2019 16:07

A Polícia Federal cumpre 52 mandados judiciais nos estados de Rondônia, Pernambuco e Piauí nesta sexta-feira (13), pela Operação Rapina. O trabalho é em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) para combater o desvio de recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), fraudes às licitações e superfaturamento na Secretaria Municipal de Educação e Controladoria-Geral do Município de Ji-Paraná (RO).

Dos 52 mandados, 5 são de prisão temporária, 3 de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão e 14 de sequestro e indisponibilidade de bens, todos expedidos pela Justiça Federal em Ji-Paraná.

Até o momento, a investigação apurou que houve superfaturamento que ultrapassa R$ 17 milhões em dois processos licitatórios que teriam sido fraudados. No certame, participavam empresas de fachada e havia sobrepreço das propostas vencedoras.

Os presos, após serem ouvidos na Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná, serão encaminhados para presídios estaduais e responderão, perante a Justiça Federal, pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Com informações da Agência PF