Operação Alquimia investiga desvio de verba que seria usada no combate ao coronavírus

23 de abril de 2020 15:18

A Operação Alquimia da Polícia Federal deflagrada, nesta quinta-feira (23), cumpriu três mandados de busca e apreensão em uma casa, numa empresa e na Prefeitura de Aroeiras, na Paraíba. Tudo para combater o desvio de recursos públicos, mediante licitação, que seriam destinados para medidas preventivas contra a pandemia do coronavírus na região.

Segundo a investigação, foram identificados indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela Prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação. A justificativa era para auxiliar na disseminação de informação e combate ao novo coronavírus.

Houve cumprimento de mandado na Prefeitura de Aroeiras onde foi verificado indício de superfaturamento de R$ 48.272,00 na aquisição de livros

Porém, foi comprovado que livros e cartilhas similares estão disponibilizados, gratuitamente, na página do Ministério da Saúde, na internet. A CGU apontou que um dos livros foi adquirido pelo município cerca de 330% acima do valor comercializado na internet, o que ocasionou um superfaturamento correspondente a R$ 48.272,00.

Os investigados responderão pelos crimes de inexigibilidade indevida de licitação e peculato, além de outras condutas criminais correlatas, cujas penas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.

Policiais também cumpriram mandado numa residência

O cumprimento dos mandados teve a participação de 20 policiais federais e de três auditores da CGU. As ordens foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande, na Paraíba.

A operação foi deflagrada em conjunto pela Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba e ainda contou com o auxílio do Tribunal de Contas da Paraíba.

Com informações da Agência PF