Em megaoperação da PF, líder de facção é repatriado para Moçambique

20 de abril de 2020 16:10

A Polícia Federal coordenou, no domingo (19), uma megaoperação internacional para dar cumprimento ao Decreto de Expulsão, expedido por autoridades de Moçambique, de Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”.

Ele foi preso no dia 13 de abril pela PF em Maputo (Moçambique) apontado como o principal fornecedor de cocaína a uma organização criminosa com atuação em todo o Brasil, e estava foragido há mais de 20 anos. Fuminho também é acusado de ser responsável pelo envio de toneladas da droga para diversos países do mundo.

A repatriação contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Defesa e do Itamaraty, além do empenho das autoridades de Moçambique, da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez a remoção do criminoso desde o continente africano, e a colaboração do DEA – Drug Enforcement Administration – do Departamento de Justiça dos EUA.

“Trata-se de uma missão que reforça os ideais de cooperação internacional e a credibilidade da Polícia Federal junto às demais instituições de segurança pública de outros países e deixa claro, aos criminosos nacionais ou estrangeiros que utilizarem o Brasil para perpetrar seus crimes, que não há local seguro para se ocultarem às sanções pelos crimes cometidos”, disse em nota a PF.

Com informações da Agência PF