Com participação de delegados federais, MJ promove capacitação de fortalecimento às polícias judiciárias

22 de maio de 2019 10:56

Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capital de Pernambuco, Recife, recebe a primeira edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, entre os dias 20 e 24 de maio. O encontro é voltado a delegados federais e investigadores da Polícia Civil de Pernambuco, escolhidos pelo órgão, com o objetivo de aumentar a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública.

Entre os palestrantes, estão os delegados federais Jorge Pontes e Márcio Anselmo, autores do livro “Crime.Org”, Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da PF, Maurício Moscardi Grillo, Luís Flávio Zampronha e Cleyber Malta Lopes. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Amanhã (23), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participa do evento para falar sobre atuação integrada, enfrentamento ao crime organizado, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional, inteligência policial e medidas de seletividade dos inquéritos policiais.

O programa

Os estados de Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Pará e Goiás são os primeiros a receberem as capacitações do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias. Os locais também fazem do projeto de enfrentamento à criminalidade violenta que terá como cidades-piloto: Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO). O projeto está em fase de planejamento e será lançado, em breve, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.