Argentino acusado de crimes contra a humanidade é preso no Rio pela PF

12 de maio de 2020 11:34

Um ex-oficial da Marinha argentina, de 69 anos, foi preso, nesta segunda-feira (11), pela Polícia Federal acusado por autoridades de seu país pela prática de crimes contra a humanidade e sequestro. A prisão ocorreu em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.

O ex-militar é suspeito de fazer parte da equipe de operações do Grupo de Tarefas da ESMA (Escola Mecânica Armada da Marinha Argentina). Na Argentina, o grupo foi responsabilizado por assassinatos de estudantes, sindicalistas e políticos de oposição, cujos corpos teriam sido jogados ao mar nos chamados “voos da morte”.

O pedido de prisão preventiva para fins de extradição foi formulado pela representação nacional da Interpol, com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades argentinas.

O acusado já havia sido preso, preventivamente, para fins de extradição, em 2013, em Angra dos Reis (RJ). Mas, em 2016, uma decisão judicial o colocou em prisão domiciliar. Já em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou sua extradição para a Argentina e, desde então, encontrava-se foragido.

Um novo mandado de prisão para fins de extradição foi expedido, em 29 de janeiro deste ano, pelo ministro do STF, Luiz Fux e, ontem, os policiais federais realizaram a prisão do extraditando.

Com informações da Agência PF