ADPF investe na publicação de livros de autoria dos associados

28 de julho de 2020 09:55

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) já investiu mais de R$ 90 mil em apoio financeiro para a publicação de livros. Já foram ofertados 17 benefícios. O apoio financeiro é concedido a obras de autoria exclusiva de associados sobre temas relacionados com a atividade do cargo de delegado de Polícia Federal.

Um dos contemplados foi o delegado federal Rafael Francisco França, atualmente lotado no Serviço de Operações Especiais de Fronteira (SOESF/DICOR/PF), como chefe do serviço. Ele recebeu apoio financeiro de R$ 5 mil, em 2018, para a publicação do livro “Controle de Fronteiras no Brasil”, da Editora Novo Século.

Associado há 16 anos, França conta que a ideia de publicar a obra foi resultado de sua tese dentro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E por ter constatado não haver na literatura nacional da área, alguma obra que abordasse, especificamente, o tema em questão.

“Sendo a atribuição constitucional da Polícia Federal, a visão de um delegado de Polícia Federal fomentaria os necessários debates na academia e nos demais órgãos”, afirma França.

Rafael França é associado há 16 anos. Ele foi contemplado com o benefício para a publicação de seu livro, em 2018.

Para ele, a contribuição da ADPF foi essencial para a publicação do livro. “Sem esse apoio, seria impossível fazê-lo”, diz. O delegado federal ainda contou com o apoio da entidade para a divulgação e lançamento da obra que ocorreu na sede da Diretoria Regional no Distrito Federal, em Brasília.

Como solicitar

Os associados interessados em receber apoio financeiro para a publicação de livros com temáticas relacionadas à atividade de delegado federal, devem encaminhar solicitação para o e-mail presidencia@adpf.org.br. Depois disso, é só aguardar a deliberação da Diretoria Executiva.

O benefício só poderá ser solicitando novamente, respeitado o período de carência de 12 meses.

Para consultar e adquirir as obras já publicadas, basta acessar a lojinha da ADPF no site da associação.