Ao Metrópoles, Leiro critica a proposta de ciclo completo

18 de outubro de 2019 11:59

Em entrevista ao portal de notícias Metrópoles, o vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, criticou as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que tratam do ciclo completo de investigação e da carreira única para a Polícia Federal. 

“Não vai haver otimização dos recursos e a gente não consegue ver qual é o ganho que vamos ter com isso”, criticou Leiro. “Um dos pilares do sistema único de Segurança Pública é a integração e cooperação. A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) tem atuado nesse sentido, e se todas as polícias puderem investigar, isso vai criar uma competitividade. O que já é acirrado entre PM e Civil só vai piorar. Hoje você tem essa briga, mas um tem uma função e o outro tem outra, é bem definido”, explicou.

Além disso, o vice-presidente da ADPF disse que o atual modelo de investigação pode ser aperfeiçoado, mas vem funcionando bem. Para comprovar, Leiro citou o estudo encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no início do ano. De acordo com a análise, 94% dos inquéritos de corrupção abertos pela PF tiveram conclusão.

Leia a matéria completa