Violência de gênero terá painel exclusivo no Fórum IACC 2019

22 de novembro de 2019 15:42

A 2ª edição do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade terá um painel que debaterá a violência contra a mulher, principalmente, nos meios digitais. Será o Painel Segurança Pública como Direito Fundamental que abordará temas como crimes cibernéticos e a proteção pública, em que o diretor regional da ADPF-BA, Rony Silva, participará como convidado. O Fórum IACC acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.

De acordo com a ONG SaferNet, o número de denúncias de crimes na internet contra a mulher cresceu 1.640%, na comparação entre 2017 e 2018, passando de 961 casos para 16.717 denúncias.

A promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur, afirma que a violência contra a mulher é uma questão de ordem pública e que, portanto, deve fazer parte das políticas públicas voltadas à segurança.

“Irei apresentar no Fórum IACC um panorama das conquistas atingidas até agora nessa questão e onde precisamos avançar, principalmente, em relação aos crimes cibernéticos, com ênfase na violência na internet de forma geral e redes sociais, mostrando como esses meios podem contribuir de forma positiva e negativa quando se trata dos direitos fundamentais, como: liberdade, segurança e a vida da mulher, considerando que estas são as maiores vítimas desses meios”, afirma a promotora.

De acordo com a gerente do Instituto Avon, Mafoane Odara, que também palestrará sobre o tema, os índices de violência contra mulheres e meninas tem sido mais denunciados, com ênfase para os casos cibernéticos e especialmente nas faixas mais jovens. Ela destaca os dados do estudo “A Voz das Redes: O que elas podem fazer pelo enfrentamento das violências contra as mulheres”, produzido pelo Instituto e divulgado em 2018.

O levantamento apontou aumento 26.000% nos casos de assédio virtual, no período analisado de 35 meses (01/2015 a 12/2017), quando 86% das mulheres recorreram ao anonimato (perfis falsos) para denunciar. Segundo observa Odara, o comportamento e o perfil do agressor no ambiente virtual se repete na vida real e, sem dúvida, a internet vem sendo utilizada como forma de ameaça e intimidação das mulheres, mas, pondera, que também é uma ferramenta utilizada para ajudar.

“Trabalhar coletivamente faz parte do processo de coibir as diferentes formas de violências na sociedade. E a perspectiva quanto à minha participação no IACC é pensar como sociedade civil, governos, empresas e famílias podem trabalhar de forma colaborativa para que esse quadro atual de violência contra as mulheres possa se reverter”, avalia.

Mafoane Odara também percebeu que nos 11 anos de trabalho do Instituto Avon, as mulheres têm denunciado mais as violências sofridas e procurado mais ajuda, cabendo a todos melhorar o suporte para construir ambientes saudáveis e seguros para as mulheres e meninas.

“É importante reforçar que a segurança pública é um direito fundamental. Não estamos falando de um problema de polícia e, sim, de como vamos atender à necessidade básica de todas as pessoas que é de se sentir segura, acolhida e respeitada. Não podemos deixar ninguém para trás, especialmente, as meninas e mulheres negras”, conclui Mafoane Odara.

Também participará do debate sobre o tema, Yuri Sahione, associado-fundador do Instituto Compliance Rio (Icrio) e conselheiro da OAB/RJ.

O Fórum IACC é uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal/Regional de São Paulo (ADPF-SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

Inscrições

Um dos diferenciais da edição deste ano é que o evento está sendo aberto ao público acadêmico. Os universitários interessados podem se inscrever no site do Fórum. A taxa custa R$ 50,00. Profissionais da área não pagam inscrição, mas devem confirmar presença, também no site do Fórum.

Serviço

IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
Data: 26 e 27 de novembro de 2019 (terça e quarta-feira)
Horário: 8h30 as 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Confira a programação completa
Credenciamento à imprensa
Mais informações: www.forumiacc.com.br