“Unificação de registro civil dará velocidade às ações de segurança pública”, diz Paiva

8 de julho de 2020 16:59

A necessidade de unificar a identificação do registro civil voltou a permear o debate na quarta live preparatória do 3º Simpósio Internacional de Segurança. Nesta quarta-feira (8), o tema discutido foi “Nova realidade: tecnologia no mundo da segurança” com os convidados Antônio de Pádua, delegado federal e secretário de Defesa Social de Pernambuco e, Ricardo Mansano, da Huawei Brasil.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, se mostrou mais otimista em relação ao tema. Para ele, se o governo federal encampar um projeto de unificação do registro civil, haverá mais velocidade nos procedimentos de segurança pública.

“A quantidade de fraudes e dinheiro jogado fora que iria se evitar, vai compensar plenamente o investimento que for feito de maneira mais global”, pontou Paiva. Segundo ele, já está se chegando a um ponto fundamental: todos sabem que há tecnologia disponível e que do jeito que está não é possível continuar. “Já estamos nesse diálogo”, disse.

Simpósio de Segurança

Coordenado pelo delegado federal Luciano Leiro, que é vice-presidente da ADPF e diretor regional da ADPF-DF, o 3º Simpósio Internacional de Segurança está marcado para acontecer nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília. O evento tem como objetivo propagar as melhores práticas de tecnologia no Brasil e no mundo que possam ser aplicadas no combate à criminalidade, tanto na fase de investigação como na prevenção de crimes.

Vários parceiros confirmaram participação, além do apoio institucional de instituições como a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e Colégio de Nacional dos Secretários de Segurança Pública. O evento aconteceria em maio, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Confira a live na íntegra: