Simpósio da ADPF-DF apresenta boas práticas tecnológicas no combate ao crime

19 de março de 2019 19:59

A ADPF, além de apontar problemas de segurança pública, quer apresentar e fazer parte das soluções, por isso, realiza hoje e amanhã (19 e 20), em Brasília, o II Simpósio Internacional de Segurança. Com o tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”, o evento é organizado pela regional da associação no Distrito Federal (ADPF-DF) e reúne grandes nomes da área da segurança e tecnologia. O anfitrião do evento e diretor da ADPF-DF, Luciano Leiro, iniciou o Simpósio saudando os componentes da mesa de abertura e os participantes do Simpósio. “É um momento para conhecermos casos em que a tecnologia foi fundamental para elucidação de crimes. A ADPF quer espalhar boas práticas de tecnologia do Brasil e do Mundo. Não é um gasto, é um aliado no combate à criminalidade”, anunciou.

O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, também agradeceu a presença de todos e disse que desde que assumiu a associação, se comprometeu em fazer um contraponto para todas as teorias que dizem que  os delegados da polícia judiciária são  os responsáveis pelos problemas da segurança pública do Brasil. “Dissemos também que assumiríamos as nossas responsabilidades. E quais são as responsabilidades de um dirigente? Enfrentar o problema; formular soluções; formular projetos e executá-los; além de prestar contas à sociedade”, afirmou.

Paiva também apontou que a tecnologia não deve substituir a mão de obra humana, mas, sim, aperfeiçoar os trabalhos de combate à criminalidade. “Não acreditamos que é possível trazer a solução só com tecnologia. Mas nós acreditamos que os talentos do policial, do fator humano, das forças de segurança pública, podem ser potencializados, aprimorados com o uso das ferramentas de tecnologia.”

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que participou da mesa de abertura, defendeu a autonomia da Polícia Judiciária durante sua fala. “Não se pode falar em segurança pública simplesmente olhando para a polícia. O ciclo criminológico tem algumas premissas e a primeira é que a Polícia tenha independência, sem interferência política. Essa premissa precisa ser aplicada em sua plenitude”, disse.

“A tecnologia é um caminho sem volta”, defendeu o diretor-executivo da PF, Disney Rossetti.  O delegado federal disse que não é mais possível imaginar a segurança pública sem inovação e reiterou que o uso dela é sinônimo de economia. “Para cada centavo investido em tecnologia teremos reais de retorno para a sociedade brasileira”.


Painéis temáticos


O evento seguiu com apresentação de painéis. O delegado federal Alessandro Moretti, secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, abordou o uso da tecnologia na gestão de políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio. O delegado federal Washington Clark mediou um painel sobre sistema penitenciário e o delegado federal e secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Fialho Machado, conduziu o debate sobre Smart Cities.

Além desses temas, os demais palestrantes discutiram investigação e segurança das informações; combate o crime com o uso das tecnologias de comunicação móvel de dados; e Big Data de Biometria para combater vulnerabilidade de sistemas informatizados. 

Participaram da mesa de abertura o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva; o diretor regional da associação, Luciano Soares Leiro; o secretário Executivo da SSP/DF; Alessandro Moretti;  o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o delegado federal e secretário executivo do MJ, Luiz Pontel; o secretário de segurança pública do DF Anderson Gustavo Torres; o diretor de Inteligência Penitenciária do Depen, Washington Clark dos Santos; o juiz de direito e sercretário geral adjunto do CNJ, Márcio Evangelista; o secretário adjunto da Senasp, Brigadeiro Fernando Almeida; o delegado e deputado federal Pablo Oliva; o delegado federal Marcos Paulo Cardoso da Silva; o presidente do Conselho de Secretários de Segurança Pública, Maurício Barbosa; o advogado geral substituto da União, Renato de Lima França; o presidente da Associação de Delegados de Polícia do Brasil, José Luiz Berges; e o senador Marcos do Val (PPS/ES).

Também participam do evento os diretores regionais da ADPF, Tania Prado (SP), Erick Blatt (RJ), Rony Silva (BA), Luiz André (MA), Lorenzo Esposito (ES), Josémauro Pinto Nunes (RS), Cláudia Braga Leitão (CE), Marcelo Dias (AM), Polybio Brandão (AL), Alan Cordeiro (PE), Bruno Benassuly (PA), Mario Nomoto (MS), Cristina Amaral (MG), Jorge Fayad (PR), Ohara Fernandes (RN) e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).